Sustentabilidade

Dicas para praticar a sustentabilidade na construção civil

Dicas-para-praticar-a-sustentabilidade-na-construcao-civi

A sustentabilidade é um fator que está em alta nos dias de hoje. Isso porque os recursos naturais estão cada dia mais escassos, e assim é preciso buscar novas formas de preservar a natureza, evitando que esses recursos se acabem. Isso também acontece na construção civil.

A sustentabilidade é um dos cuidados primordiais na hora de construir, pois escolher os materiais corretos e desenvolver novas estratégias para economizar os recursos naturais é fundamental para se ter uma obra de qualidade reconhecida.

Para saber como praticar a sustentabilidade na construção civil, veja algumas dicas a seguir:

1 – Gestão de resíduos

Este é um cuidado essencial, pois durante todo o processo de construção uma quantidade muito grande de resíduos é gerada, o que significa um grande impacto na natureza.

Dessa forma, a gestão de resíduos desde o começo até a conclusão, tendo um espaço apropriado para a separação, é primordial e deve fazer parte do roteiro de obras.

2 – Materiais de baixo impacto ambiental

Os materiais comuns causam um grande problema para o meio ambiente. Por isso, optar sempre pelos materiais de baixo impacto ambiental é uma alternativa para contribuir com a natureza e também para investir na qualidade da sua construção, uma vez que esses materiais duram mais, evitando a necessidade de manutenções frequentes.

3 – Telhados verdes

Uma tendência que vem ganhando espaço são os telhados verdes, que são uma cobertura vegetal, feita à base de grama ou outras plantas, que facilitam a drenagem da água da chuva e ainda oferecem maior isolamento térmico e acústico.

4 – Energia renovável

A produção de energia elétrica convencional é um dos fatores que mais colocam em risco um recurso natural: a água. Isso porque grandes quantidades de água são utilizadas diariamente nas hidrelétricas.

As fontes de energia renovável mais utilizadas são o sol e o vento, resultantes nos processos de energia solar e energia eólica.

Por isso, a energia renovável se faz necessária e é uma boa medida para se ter em casa ou no estabelecimento comercial.

5 – Iluminação natural

Ainda no que diz respeito ao consumo de energia, uma estratégia fácil para implementar a sustentabilidade na sua obra é planejar a melhor iluminação natural possível. Analisar de onde o sol nasce e onde ele se põe é uma maneira de saber dispor melhor as portas e janelas, de modo que você consiga aproveitar ao máximo a luz solar durante o dia.

6 – Ventilação natural

Assim como a luz natural pode ser melhor aproveitada, se você souber usar a ventilação natural também contribuirá com o meio ambiente e economizará a energia que é normalmente gasta com ventiladores e ar condicionado. Para isso, basta distribuir as janelas nas quais a entrada de vento é maior; assim, você terá um espaço muito mais ventilado.

7 – Reutilização da água

O consumo de água ainda é exagerado. Diante disso, uma boa forma de incorporar a sustentabilidade na sua construção é criar um sistema de reaproveitamento de água, a qual será utilizada para lavar banheiros, regar as plantas e outras atividades que não estejam relacionadas à cozinha.

Sustentabilidade na Construção Civil

A sustentabilidade na construção civil pode ser um importante diferencial aos olhos dos consumidores. Em um mercado tão competitivo, buscar por diferenciais e inovação pode ser o algo a mais que sua carreira ou empresa precisa para decolar.

Além de ganhos comerciais, as práticas de sustentabilidade na construção civil, também podem afetar positivamente a imagem das empresas, pois deixam claro o respeito e responsabilidade perante a sociedade e meio ambiente.

Quer manter-se atualizado sobre boas práticas na construção civil? Confira abaixo os cursos em destaque do Instituto da Construção.

Cursos Instituto da Construção

Compartilhe nas suas redes sociais: